quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ainda sobre Saramago

Tem alguma (triste) piada ver como a discussão em torno das declarações de José Saramago são encaradas por muita gente como uma questão de clubes: se se é ateu, acha-se que ele tem razão; se se é católico (ou judeu ou muçulmano) acha-se que ele está errado e é ofensivo. Como se não houvesse verdade e mentira nos argumentos de ambos os lados, como se a Bíblia fosse toda ela um livro de horrores ou toda ela um mar de rosas com muita paz e amor. Muito simplesmente, como se a realidade fosse preta ou branca e o critério de verdade estivesse não em palavras e actos, mas na mera militância em grupos.

Talvez seja um sintoma da nossa pequenez mental e da nossa incapacidade em pensar e falar das coisas sem ser de uma forma clubística. País do futebol, sem dúvida! Assim não há debate elevado ou honestidade intelectual que aguentem.

3 comentários:

Shyznogud disse...

Estás a ser injusto com esta ateia, snif (acaba por ser muito divertido - com muuuitas aspas - assistir às discussões, eheh a mim só falta chamarem-me papa-hóstias, bem, sempre se varia um bocadinho do tradicional "agarra q é jacobina!")

Héliocoptero disse...

A ateia que és é uma pensadora independente que não tem problemas em criticar Saramago se achar que ele está a ser senil ;)

E papa-hóstias tem piada, lolol. Já eu não consigo passar do assusta-beatas...

Shyznogud disse...

Por acaso não o acho nada senil, foi Saramago by himself, entre a provocação fácil e as certezas ortodoxas.