quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Oportunismo de quem?

Consta que alguém da direcção da bancada parlamentar socialista disse que o PS votará no dia 10 não contra os casamentos homossexuais, mas sim contra o "oportunismo político do Bloco de Esquerda", implicando que a apresentação do projecto-lei do referido partido tem objectivos meramente eleitorais e zero de responsabilidade política. Segundo Alberto Martins nesta entrevista, o problema do PS com os casamentos entre pessoas do mesmo sexo é um de oportunidade. Não há oposição ideológica à coisa (diz ele!), mas apenas hesitação por ausência explicita da matéria no programa eleitoral socialista que foi a votos em 2005.

À douta cobardia do grupo parlamentar socialista pode-se responder com estas palavras de uma jurista, mas pode-se também chamar a atenção para o seguinte detalhe: se o PS recusa avançar com os casamentos homossexuais por omissão do seu programa eleitoral, então que seja coerente e não acuse o Bloco de Esquerda de oportunismo político. Quem leia as páginas 96 e 97 deste documento apresentado pelos bloquistas em 2005 encontrará a seguinte promessa eleitoral:

O Bloco defende:

(...)

2. A extensão da possibilidade de adopção a casais do mesmo sexo, aplicando-se os mesmo critérios exigentes de selecção de adoptantes que se praticam em todos os restantes casos.

3. Alteração do Código Civil no sentido de abolir a referência ao sexo diferente dos cônjuges no respeitante ao casamento civil e à nulidade de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, à semelhança do que foi recentemente aprovado em Espanha.


Afinal, de quem é o oportunista político maior? Um Bloco de Esquerda que cumpre o prometido no programa que apresentou aos eleitores em 2005 ou um PS que faz tábua rasa do artigo 13º da Constituição, da sua matriz de esquerda e das campanhas e discursos contra a homofobia e concepções procriativas do casamento? O maior oportunismo vem de quem cumpre uma promessa eleitoral ou de quem recua por receio eleitoralista? Este episódio torna tão clara a capacidade de firmeza ética dos socialistas...


Publicado em simultâneo no Devaneios LGBT.

Sem comentários: