sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Livros em noite de Samhain

A pedido de muitas famílias (leia-se, do Pedro), segue-se uma lista de livros recomendados a principiantes nas lides da antiga religião romana. Não que eu seja um perito no assunto - muito longe disso! - mas, quando há vontade de ler e saber, todas as notas são dignas de troca, venham elas de experiência própria ou de recomendações de terceiros.

A tradução inglesa da Introdução à Religião Romana de John Scheid é uma excelente leitura para começar. Obedece a uma abordagem esquemática, com uma breve discussão da metodologia do estudo do tema, a apresentação geral de calendários, tipos e organização do espaço sagrado, rituais, grupos sacerdotais, História e uma análise particularmente importante de conceitos e ideias-chave da antiga religião romana, de modo a tornar bem claro o seu significado na Antiguidade Clássica. Deixo uma breve citação para abrir o apetite:

The principle by which it [religio romana] was ruled, in the historical period at least, was a civic rationality that guaranteed the liberty and dignity of its members both human and divine. That article of 'faith', virtually the only one known to Roman Religion, was constantly affirmed and defended by authorities and thinkers alike. (...) Relations with the gods were conducted under the sign of reason, not that of the irrational, in the same way as they were conducted between one citizen and another, or rather between clients and their patrons, but never between slaves and their masters. (p. 28)


Dividida em quatro partes - religiões da família, da cidade, do Império e o impacto do cristianismo - Os Deuses da Roma Antiga de Robert Turcan tem, não obstante, uma abordagem mais cronológica. O que não quer dizer que não seja também uma óptima introdução: são cerca de 160 páginas de informação concentrada com abundantes citações de autores antigos, uma descrição por vezes bastante detalhada de ritos diários e calendários e considerações sobre as crenças e mentalidade religiosa romana. Útil para qualquer principiante no tema, mais ainda se a pessoa não quiser investir logo na aquisição ou leitura de fontes primárias. Deixo também uma pequena citação:

There was nothing more specifically Roman than domestic worship; it was what immediately distinguished Roman religion, for example on Delos, from the Greek environment, in the case of the colonists who lived on the island. A man could not be evicted or have an attempt made on his life 'in the presence of the Lares, gods of the house' (Cic. Quint. 85). (p.14)




O Dicionário de Religião Romana de Lesley e Roy Adkins é uma ajuda indispensável quando uma pessoa se sente perdida no meio dos nomes de festivais e deuses ou tem curiosidade e quer saber mais nem que seja em modo compactado. São mais de duzentas páginas com centenas de entradas que cobrem desde divindades a templos, passando por celebrações, símbolos e personagens históricas, incluindo dos primeiros tempos do cristianismo. Algumas páginas complementam o texto com fotografias, ilustrações, registos arqueológicos e plantas de edifícios; tem ainda com um glossário e, é claro, uma preciosa bibliografia no final.





Last but not least, dois volumes de informação com o título de Religiões de Roma! O primeiro tomo ocupa-se da História dos diferentes cultos que compunham o sistema religioso romano, enquanto o segundo é uma recolha de excertos de numerosas fontes primárias e académicas. Mais uma vez, uma boa solução para principiantes que não se sintam ainda à vontade com os textos latinos, embora esse passo seja inevitável se se quer ter um bom conhecimento do tema. Isso e saber minimamente latim...

Para uma bibliografia mais detalhada, Pedro, podes sempre consultar esta lista de listas de leituras propostas pela Nova Roma. E já que estou com as mãos no teclado, um bom Samhain ;)

2 comentários:

Pedro Fontela disse...

Obrigado pelas referências ;)

E claro: Bom Samhain!

ps: sabes latim? :P Quem me dera a mim.

Héliocoptero disse...

De nada, caro Pedro ;) Não sei se vais dar com alguns dos livros numa livraria perto de ti, mas a Amazon britânica tem tudo (tal como a francesa, aliás).

E estou a tentar saber latim. Em regime de auto-didacta e com grandes lapsos temporais pelo meio...