quinta-feira, 28 de maio de 2009

Nota do dia (iii)

Nos comentários a esta notícia sobre o parecer favorável da Câmara de Lisboa ao projecto de Bruno Soares para o Terreiro do Paço, houve alguém que escreveu o seguinte:

Que lindo que fica o Terreiro do Paço então aquele pilaretes no meio do rio são um espectáculo. Os turistas é que , vão apreciar muito, até vivas vão dar à beleza daquele lugar.

Quais pilaretes? Será que a personagem quer dizer as colunas do Cais das Colunas, o mesmo que está hoje à beira-rio e que já lá está desde o começo do século XX? Será possível que as sucessivas obras no Terreiro do Paço apagaram da memória de alguns o que já lá está há 100 anos? Ou o comentador é simplesmente uma criatura do mesmo calibre da outra que em tempos afirmou que os culpados do terreno acidentado de Lisboa eram os mouros, por terem construído a cidade nas colinas?


Eu nem sou grande fã do projecto para o Terreiro do Paço, a começar pelo facto de ter sido escolhido sem concurso público. Mas há gente bimba que devia era estar calada e instruir-se antes de dar opinião sobre o que quer que seja. Assim vai a qualidade de parte da opinião pública portuguesa...

1 comentário:

Diógenes disse...

Há uns até que queriam ali um jardim. É o máximo...