terça-feira, 3 de junho de 2008

A possibilidade de discutir tolerância religiosa

Há uns meses atrás, o Igor escreveu em jeito de desabafo esta entrada que terminantemente entitulou de A impossibilidade de discutir tolerância religiosa. O texto foi fruto de uma ida a uma conferência sobre a vivência da fé numa sociedade secularizada e cuja organização não só não escolheu os melhores oradores, como não soube manter o debate acima dos discursos prosélitos do painel de convidados. Até porque a discussão racional da tolerância por quem professa mundividências e filosofias religiosas não é impossível, simplesmente exige que quem o faz saiba manter um grau de distanciamento e frieza na análise.

Na altura, propus ao Igor que organizasse ele mesmo uma conferência com a orientações que ele achasse melhores e que provasse errado o título da sua entrada. Felizmente, alguém o fez por ele: há um mês que o Marco tem vindo a publicar uma série de vídeos de um conjunto de conferências do Centro de Reflexão Cristã sobre a laicidade e o Estado moderno. Organizado por um grupo religioso e com a participação de académicos e líderes religiosos, o evento demonstra a possibilidade de discussão séria da tolerância entre quem tem e não tem fé. Desconhecendo se o Marco tem mais na manga, aqui vai a lista de ligações para os vídeos que já foram publicados:

Questões sobre Laicidade (1)
Questões sobre Laicidade (2)
Questões sobre Laicidade (3)
Questões sobre Laicidade (4)
Questões sobre Laicidade (5)
Questões sobre Laicidade (6)
Questões sobre Laicidade (7)
Questões sobre Laicidade (8)
Questões sobre Laicidade (9)
Questões sobre Laicidade (10)
Questões sobre Laicidade (11)
Questões sobre Laicidade (12)

Se ainda não os deixei no Povo de Bahá, os meus agradecimentos ao Marco pela pequena preciosidade que tem vindo a deixar no seu blogue. Ao Igor, boa... bem, não será leitura, mas sim visionamento :p

6 comentários:

Marco Oliveira disse...

Heli,
Obrigado pelas referências.
Vai haver uma outra conferência organizada pela CLR que talvez te interesse. o programa provisório é este. Sobretudo o programa do dia 24.

Héliocoptero disse...

Interessar interessa, mas infelizmente não vou estar em Lisboa na altura. Terá que ficar para uma próxima vez ;)

Pedro Fontela disse...

Eu não quero puxar a brasa à minha sardinha mas não faltaram aqui as religiões ou espiritualidades "emergentes"?

Igor Caldeira disse...

Olá!
Ainda são uns quantos vídeos, espero ir vendo-os ao longo dos próximos dias.

;-)

Quanto à proposta que fizeste, o tempo que tenho é tão escasso que nem me arrisco a meter o pescoço. Mas a ideia ficou, e não está esquecida.

Marco Oliveira disse...

Pedro Fontela
Tens razão. Pode ser que para a próxima se lembrem disso.

Marco Oliveira disse...

Heli,
Não tenho mais videos sobre estas conferências.