segunda-feira, 7 de abril de 2008

Ortografia em debate, Galiza presente

A Assembleia da República debate hoje o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa numa conferência e audição parlamentar a ter lugar na Sala do Senado. Presentes estarão académicos, escritores, professores e representantes de instituições e associações de promoção e defesa do idioma português.

À semelhança do que sucedeu nas reuniões que elaboraram o Acordo, o debate de hoje contará também com a participação de uma delegação galega, conforme convite oficial da Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura dirigido ao Conselho da Associaçom Galega da Língua, que, por sua vez, reuniu membros de outros colectivos da Galiza de modo a formar uma representação galega plural. A Assembleia da República terá ainda endereçado um convite à Associação pro-Academia Galega da Língua Portuguesa. Assim sendo, a delegação galega que estará hoje no parlamento português contará com representantes das já referidas duas associações, do Movimento de Defesa da Língua e ainda da Associação de Amizade Galiza-Portugal.

Sem sombra de dúvidas, um marco no reconhecimento português do estatuto lusófono da Galiza! Via Portal Galego da Língua.

Sem comentários: