quinta-feira, 10 de abril de 2008

Adiante com os Jogos!

Na esteira do que já disse o Tiago nesta entrada do Kontratempos e depois de ler esta outra pelo Pedro no Inbetween, são sábias as palavras do Dalai Lama quando ele apoia a realização dos Jogos Olímpicos na China. Não sei se será pelos mesmos motivos que eu e o Tiago, mas a tomada de posição é, não obstante, inteligente.

Basta a ver a atenção mediática e consequente pressão que se faz hoje sentir sobre líderes políticos e o Comité Olímpico Internacional. Há anos, há mesmo muitos anos que a causa tibetana não tem um momento destes, há demasiado tempo que não tinha este peso na agenda política e tudo isso deve-se ao facto da China ser o país anfitrião dos Jogos Olímpicos. Arrisco-me a dizer que não se via tamanho enfoque no comportamento da ditadura chinesa desde 1989, quando se deram os Protestos de Tiananmen e quando o actual Dalai Lama recebeu o Prémio Nobel da Paz. É por isso que boicotar os jogos seria um erro, seria tornar as coisas mais fáceis para Pequim com menos atletas em campo, menos jornalistas nas ruas e menos turistas nos estádios, logos menos hipóteses de novos protestos durante as competições e com as câmaras a filmarem. Do mesmo modo que foi um erro ter havido quem se tenha recusado a correr com a tocha olímpica como forma de protesto: melhor teria sido que tivessem participado e depois puxado de uma bandeira enquanto corriam. Não estou a ver os seguranças chineses da tocha a agredirem o atleta que seguisse com ela e, se o fizessem, seria mais um motivo de vergonha para a China. A ausência é a forma mais fácil de sair da agenda mediática, logo de anular um acréscimo de pressão. A excepção será talvez um boicote à cerimónia de abertura dos Jogos, conforme proposto pelo Parlamento Europeu em votação que teve lugar hoje: para Pequim, isso seria uma mensagem política em jeito de desafio, enquanto que para os media seria uma distração na cobertura do espectáculo propagandistico que se espera que a cerimónia seja. Afinal, ter os jornais e televisões a falarem de quem esteve ausente e de Direitos Humanos em vez da cor e brilho do evento não será certamente um dos objectivos do regime chinês.

Dito isto, há que refutar a ideia pacóvia de que desporto e política não se misturam; eu não queria estar a dizer o óbvio, mas a simplicidade de alguns a isso obriga. Os atletas que competem nos Jogos Olímpicos não o fazem por conta própria, não vão lá em nome individual, mas integram equipas nacionais. Estão, portanto, a representar Estados soberanos, comunidades políticas reconhecidas internacionalmente, sentimentos e consciências nacionais. Assim sendo, é perfeitamente infantil querer dissociar a prática desportiva olímpica de conjunturas e vicissitudes políticas. Elas existem e impôr-se-ão em maior ou menor grau consoante o peso mediático da coisa, o ruído dos protestos, a História e relações dos países participantes e as intenções dos diferentes regimes. Aliás, há que lembrá-lo, a China quis estes Jogos precisamente para legitimar o seu estatuto de potência mundial, para apresentar ao mundo uma imagem de si mesma respeitável e brilhante enquanto agente político e económico.

Não me venham, portanto, com fantasias de neutralidade desportiva, que onde quer que haja uma equipa nacional, há política internacional. Já na Grécia Antiga era assim, quanto mais hoje! Dizer que são coisas distintas é querer aplicar ao desporto a mesma amoralidade e ausência de juízo crítico que leva empresas e empresários a negociarem com a China com o argumento de que economia é uma coisa e Direitos Humanos outra e que os dois não se devem misturar. É a mentalidade do não sei nem quero saber, não conheço e não me comprometo. Aos atletas que preferem este conforto da consciência nula e andam por aí a defendê-lo em nome de uma suposta neutralidade desportiva, só tenho uma coisa a dizer: cresçam e apareçam!

1 comentário:

Rita disse...

hão-de ter para lá reporteres que nem formigas e nao os hão-de conseguir controlar...