sábado, 12 de janeiro de 2008

Afinal...

... ainda há gente de bom senso dentro do PS (e do PSD?). Não se sabe ao certo o número dessas pessoas, se suficientes ou não para terem voz em democracia à luz de suspeitos critérios burocráticos, mas parecem ser as necessárias para mexer na Lei dos Partidos e deixar cair a exigência de cinco mil militantes. Pelo menos é o que se diz aqui. A confirmar-se, é sem dúvida uma boa notícia para o regime democrático e para todos os que, não se sentindo representados por nenhuns dos partidos com assento parlamentar, não se inibem e exercem a sua cidadania avançando para a vida partidária com novas formações políticas.

Fica a questão de como é que o PS, um dos grupos fundadores da democracia portuguesa, pôde alguma vez aprovar uma lei que mede o valor político ou a representatividade social de um partido pelo simples número de militantes.


Adenda: Também no Diário de Notícias, consta que a proposta de criação de círculos uninominais no contexto da reforma da Lei Eleitoral vai cair por terra. Se o mesmo destino estiver reservado à criação de um círculo nacional, é caso para suspeitar que as duas notícias estão relacionadas?

1 comentário:

cadeiradopoder disse...

Ou era antes uma medida impopular, que urgia corrigir antes que causasse mais danos na imagem do Governo.