domingo, 21 de junho de 2009

Solstício de Verão

Para ser preciso, o solstício propriamente dito foi às 05:46. Ou assim o indica o Observatório Astronómico de Lisboa nesta tabela. Mas, como nestas coisas de celebração da efeméride o simbólico é uma presença essencial, é sobre o nascer do sol que incide a atenção. Porque é a aurora do dia mais longo do ano e porque marca a apresentação ao mundo de um astro-rei no auge da sua pujança.


Na Suécia, o dia tem honras de feriado nacional e da segunda maior celebração a seguir ao Natal. Esvaziam-se as ruas das cidades com a fuga para o campo ou para os parques urbanos e é lá que se faz a festa. À mesa, na relva, à beira de um lago, à volta de um poste de solstício; com família, amigos, vizinhos ou estranhos que se juntam no mesmo local. A coisa atinge uma dimensão tal, que chega a ter direito a página própria e oficial. É a vida num país de uma ruralidade sem complexos e urbanidade de verde ao lado. E que encaixa que nem uma luva numa mentalidade ecológica moderna.


E assim o ciclo solar atingiu o ponto de viragem. Durante uns dias vamos ter horas de sol abundantes, mais do que em qualquer outra altura do ano, para depois o sentido passar a ser descendente, rumo às noites longas do Inverno. É essa a natureza dos pontos aureos: atingido o topo, só se pode descer.

Um bom dia de solstício de Verão!

Sem comentários: