quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ano Novo

Janeiro vem de Jano, que é o deus romano dos começos. Dele é o primeiro mês e o primeiro dia do ano, tal como nos sacrifícios Jano é o primeiro a receber oferendas, para que por ele tudo se faça como pela porta se entra em casa. Ele é Bifrons, o das duas faces, uma voltada para trás e outra para a frente, no limiar das coisas e de olhos postos em simultâneo no fim e no começo, na entrada e na saída. É clusivus, o que fecha as portas, e patulcius, o que as abre. Ele é Jano matutinus, o que preside à alvorada, e é pater, porque esteve no começo dos tempos tal como está no do ano, meses e dias. Ancião entre deuses e homens, a ele foi consagrado o mês que hoje começa.


Jano é uma divindade celestial adorada em ritu romano. O sacrifício deve ser conduzido de cabeça coberta e as oferendas devem ser entregues às chamas. A tradição escrita que chegou aos nossos dias refere o vinho e o incenso como ofertas propícias ao deus dos começos, juntamente com um pão básico, sem fermento e até sem sal, simples e primitivo como as coisas no início. Flores também são uma possibilidade, embora não sejam necessariamente atiradas ao fogo. Podem antes ser depositadas num altar ou transformadas em coroa que adorne uma imagem do deus, como se fez cá por casa, onde Jano vai estar o dia todo em lugar de destaque. O primeiro de Janeiro é também um dia auspicioso, logo, propício ao começo de projectos, contractos, acordos, planos e à declaração de desejos e votos. É de entrar no novo ano com um pé direito que Jano está um mãos largas todo o dia.

Para todos os leitores do Penates Publici, umas boas entradas e um dia portentoso, em jeito de boa sorte para um 2009 que se espera difícil. Salvé, Pai Jano!

5 comentários:

paulo disse...

excelente 2009 também para ti!



não sei se Jano nos salvará neste ano agreste...

André disse...

um feliz 2009!

Anónimo disse...

Que a face jovem de JANVS se apresente a ti com muito sucesso e prosperidade! Que FEBVS te ilumine sempre o caminho, amigo!
DIDACVS AVRINVS

Pedro Fontela disse...

Que seja melhor que 2008! Um brinde a isso!

Roderico disse...

Feliz Ano Novo! Que Janus ilumine este inicio! Que bom descobrir um seguidor da antiga religião romana neste novo ano.
Roderico
( www.lealdadesacra.no.sapo.pt )