terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Saturnalia 2008

Um pequeno sacrifício a Saturno realizado esta tarde, no último dia da Saturnalia. Foi uma coisa mais pensada e um pouco formal (na medida do possível), para não me ficar pelas oferendas diárias de incenso destes últimos dias e para compensar a ausência de um rito completo a 17 deste mês.


Sendo Saturno uma divindade ctónica, isto é, um deus da terra, a tradição romana aconselha a que as oferendas sejam depositadas no solo ou queimadas num buraco previamente escavado. É também uma divindade adorada em Ritus Graecus, o que dispensa o tapar da cabeça e sugere o uso de uma coroa de louro, e a oração a Saturno deve ainda ser proferida com as mãos na terra. Pelo menos na ausência de um altar propriamente dito. Aos deuses Jano e Vesta foi oferecida, a cada um, uma porção de vinho e incenso no início do sacrifício, o primeiro porque preside ao começo das coisas, a segunda porque guarda a chama onde as oferendas são queimadas. As espigas foram um extra a Saturno, já que são um símbolo comum de prosperidade agrícola.

E isto tudo dito assim até parece um momento Pingo Doce, LOL! :p

2 comentários:

Pedro Fontela disse...

No sitio do costume aos melhore preços ;) lol

Agora a sério, ainda bem que tiveste tempo e oportunidade de ir partilhando isto :) tenho que ver se faço o mesmo.

Anónimo disse...

Salve, amigo:
Faz certo tempo que leio algumas de suas postagens com muito interesse. Vejo que conhece os antigos rituais romanos. Eu gostaria de conversar com você sobre o assunto. Ficar-lhe-ia muitíssimo grato. Meu e-mail/msn é didacusaurinus@hotmail.com
Um ótimo ano novo!